Após dois dias de Festival, um clima morno paira no MON

Dessa vez a organização do Festival está melhor que a do ano passado. A equipe, formada por estudantes e funcionários da CINETVPR tem conseguindo diminuir os estragos resultantes dos desmandos de Ittala Nandi. A começar pelas péssimas escolhas de filmes feitas pela comissão de seleção e as mudanças de última hora feitas na programação do Festival.

Até agora o único longa que assisti e que gostei foi o Pachamama de Eryk Rocha, que por sinal estava sendo exibido como Hor Concours. Dos curtas não posso dizer nada, pois ainda não consegui assistir nenhum. O horário de exibição é péssimo e a grade da programação de filmes foi montada nas coxas, nem a temática, proposta ou o tempo dos filmes bate. Além disso a mostra Glauber é em DVD, exibido em datashow. Uma atitude oportunista, pois consta no catálogo que a exibição é em película.

O MON é um péssimo lugar para se realizar um festival de cinema, é distante e isolado. O acesso de ônibus é difícil, não tem opções de alimentação e o auditório não foi feito para projeção de filmes. Apesar disso, uma quantia considerável de 200 pessoas tem comparecido diariamente ao festival. O que é um fato positivo, levando em conta a divulgação pífia.

O mais engraçado é o discurso oficial de conveniência da organizadora. Na véspera falava que a Escola é uma coisa e o Festival é outra. No dia da abertura teve que fazer coro com o Governador e afirmar de pés juntos e várias vezes que o Festival é parte da Escola. Pois bem, da próxima vez seria interessante que a organizadora fomentasse a participação dos estudantes do curso e dos realizadores locais, sem convites pessoais e trocas de favores. Transparência e impessoalidade são princípios basilares para a realização de eventos financiados com verba pública.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: