Os franceses devem ter alguma mania ou obsessão com Rocky Balboa

O vídeo em questão é um trecho da adaptação para o cinema da HQ Persépolis, uma autobiografia desenhada por Marjane Strapi, que emocionou o mundo ao falar de sua infância durante a Revolução Islâmica ocorrida no Irã. Tanto o livro como o filme mostram o choque cultural cotidiano vivido pela autora, que oriunda de uma família moderna e politizada tem que se deparar com o surgimento de uma Republica Teocrática que prega costumes rígidos e moralistas.

A produção é francesa e a animação está impecável. O desenho ficou muito fiel ao HQ, o único problema foi adaptar uma obra que compreende 4 livros em um filme de 90 minutos. Penso que poderia ter sido dado mais 10 minutos que o filme não ficaria chato em momento algum.

Outro problema que reparei na adaptação foi o tom melodramático dado aos personagens, o qual me pareceu exagerado e sem necessidade. Além disso, boa parte das conversas políticas ocorridas no âmbito familiar e as tiradas irônicas sobre os contrastes culturais que a personagem vive também foram retiradas sem necessidade alguma.

Persépolis estreou aqui na 31º Mostra de Cinema de SP (outubro de 2007), deve entrar em cartaz nos cinemas a partir de 15 de fevereiro. O livro foi lançado pela Editora Companhia das Letras já faz um tempo, a qual publicou em um livro com os 4 volumes originais. O preço está barato, 40,00 reais por um livro de 352 páginas. Não perca o seu tempo, vá atrás do HQ e do filme.

Porém, ainda não entendi essa cena do filme. Na HQ não existe nenhuma sequência parecida com essa, tem apenas uma citação à música Eye of the Tiger em um único quadro e totalmente fora do contexto que é mostrado no vídeo em questão. Ou seja, é possível que os franceses realmente tenham uma mania ou obsessão com Rocky Balboa. Pesquisarei sobre essa hipótese e futuramente discorrerei sobre esse assunto neste blog.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: