PARÁ: a hipocrisia do Fórum Social Mundial e a repressão ao movimento camponês na gerência PT

Os últimos meses tem sido truculentos para a luta agrária travada no Estado do Pará; o Governo do PT que administra esse estado tem se empenhado para por fim a todos os movimentos populares dos quais não possui influência. As medidas são duas: (i) coação política e (ii) cooptação.

Coação Política: ações violentas patrocinadas pelo Estado e pelos latifundiários

Reproduzimos o relatório divulgado pelo NAP – Núcleo dos Advogados do Povo sobre as atrocidades cometidas contra os camponeses do Pará.

O relatório traz detalhes ainda não divulgados sobre as atrocidades cometidas pela polícia à mando do latifúndio e os abusos sofridos pelos camponeses no Pará.

Clique aqui para ler o relatório na íntegra

Silêncio que atordoa

O NAP Brasil acusa o governo de silenciar diante da situação, mesmo tendo o Ouvidor Agrário Nacional, Gercino José da Silva Filho, visitado a região e constatado a situação, junto com representantes do Incra e da Defensoria Pública. Eles ouviram militantes sindicais e trabalhadores. “O Ouvidor silencia; o Incra-SR-27 (Marabá) silencia; as autoridades de Direitos Humanos do Governo Federal silenciam; o Presidente da República também – todos em cumplicidade com a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, do PT”, lamentam os advogados.

Cooptação: utilização política do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento; oferta de cargos e programas assistencialistas aos “movimentos” que dão suporte ao Governo Estadual; FSM.

Das práticas citadas, a menos eficiente é o FSM, devido ao seu caráter temporários, ongueiro e débil. O FSM sempre foi um espaço para de projeção da ala ongueira do PT, diga-se de passagem a Democracia Socialista. O FSM nunca teve relevância real para as lutas, até mesmo os grupos políticos críticos ao FSM que participavam do mesmo para fazer disputa do espaço acabaram desistindo do Fórum, que atualmente parece mais um Feira de ONGs e Governos.

Mas não se esqueça, dia 26 de janeiro de 2008 é a abertura do WSF2008 e um outro mundo é possível…

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: