Xuxa Light – o Exterminador do Passado

Edgar Moura revela como fez a luz do filme “Xuxa Gêmeas” e acabou os defeitos da Rainha. Este artigo foi retirado de: http://abcine.org.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=55&Itemid=111


Já que vão falar, já que vão perguntar, e antes que algum aventureiro lance mão, eis o…“Xuxa Light – o Exterminador do Passado”

Image A tal luz que acaba com: rugas, pés de galinha, espinhas e outros relevos desagradáveis, trazidos pela passagem do tempo.

Não é nenhuma invenção nossa (as especificações são minhas, o desenho e a execução são do Aridauto, para o filme “Xuxa Gêmeas”).

A primeira vez que ouvi falar desta luz foi pelo Bruno Barreto que, misteriosamente falava de um “Cone of Youth” (que descrevi no “50 Anos Luz“).

ImageDepois o Gustavo Hadba trabalhou com um americano que amarrava umas lâmpadas Kino num isopor, abria um buraco no meio do isopor, para enfiar a lente da câmera e, segundo ele (o americano): “nunca ganhei tanto dinheiro embora antes tenha me dedicado a fazer sombras e contrastes” (esta luz não tem nenhuma – nem sombra nem contraste – acrescento eu).

Nos outros Xuxas eu já tinha tentado isto, Kinos amarradas em isopor. Eram poucas, seis, agora são umas seis de 1.20m e mais umas seis de 60cm em volta do buraco da câmera. O truque é a difusão ser forte para não aparecer, por reflexão, nos olhos da atriz. Como se pode ver nas fotos.

ImageA mesma luz onipresente já podia ser vista iluminando o Michael Jackson, no documentário que acabou com ele (Michael Jackson). Era luz por todo lado… da câmera (inclusive por baixo, que é o truque).

O Zeca Guimarães, still deste nosso filme, chamou uma colega fotógrafa do Globo para ver “o ‘ring light‘ que eles fizeram”. Pois é, é isso mesmo, é o velho “ring light” misturado com um “haze light“, com um furo no meio. Como sempre, as novas luzes vêm da fotografia still (onde se pode experimentar mais) e sobretudo, como qualquer fotógrafo sabe: “nada se cria, tudo se transforma”.

Edgar Moura, ABC

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: