Filme de Morro?

www.tropadeeliteofilme.com.br

Nem estreou no circuito comercial, o filme Tropa de Elite já está gerando polêmica. O BOPE – Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro tentou impedir a exibição do filme nos cinemas recorrendo à Justiça, mas ainda não conseguiu. O filme em questão já foi visto por milhões de pessoas através do comercio informal de DVDs.

O vazamento de uma versão prévia da edição, ou seria o copião digital 03 (?), consolida o que convêm chamar de filme de morro. Filmes, que contenham muita ação e violência urbana, que falam sobre os morros do Rio de Janeiro. Vide os exemplos: Notícias de uma Guerra Particular; Cidade de Deus; Cidades dos Homens; Tropa de Elite. Nas ruas e nos terminais de ônibus, já se pode adquirir em DVD o Tropa de Elite 2 e 3.

A dita segunda continuação é o documentário Notícias de Uma Guerra Particular de João Moreira Salles, lançado em 1999, que mostra um panorama caótico do problema do tráfico nos morros do Rio em 1997 e 1998; a terceira continuação eu ainda não sei qual é, mas palpito o nome de outro documentário ou melhor, vídeo propaganda, o Wardogs. Agora tem que ver se é o filme original feito por um norte americano ou se é outro filme feito com imagens da TV e amadoras contendo incursões da PM nos morros.

O que mais me preocupa é o fato que esses filmes tiveram notoriedade por tratarem de assuntos violentos e de forma violenta. Outros filmes que também falam do morro não conseguiram a mesma notoriedade por tratarem de outros assuntos, que não a violência. Outro ponto preocupante é a mensagem do Tropa de Elite, ele é uma boa propaganda para o fascismo. Como disse o Professor Pedro Camargo, em aula na CINETVPR, “a cena do enterro onde a bandeira do BOPE é sobreposta à bandeira do Brasil é preocupante. Um facção se sobreponto a um país”.

Nem só de apologia ao fascismo é feito o filme. Ao meu ver, a crítica feita aos universitários é muito válida. Nunca vi um filme retratar tão bem esse estrato social, o seu estilo de vida fútil e banal, o seu pedantismo e a falta de responsabilidade com os seus atos, além do individualismo hendonista.A situação do Mathias dentro da PUC, um universitário negro e pobre que, ainda por cima, é PM e tem que encarar os filhos da burguesia em sua creche pra adulto é muito foda! Me lembrou dos meus tempos de faculdade de direito, testemunhei várias situações similares.

Infelizmente o meio universitário ainda é elitista e programas como o Prouni não resolvem a questão, pois não ampliam o acesso nas públicas. As cotas não resolvem, são meros remédios conjunturais à exclusão da educação. A grande questão é um ensino médio e técnico público de qualidade nos moldes do CEFET, a universalização dessa oferta no período noturo para os estudantes que trabalham, uma vez que hoje a maioria dos estudantes também são trabalhadores.

Frederico

MSN ou E-MAIL: frederico@tribunadorock.com

3 respostas para Filme de Morro?

  1. Raphael Cunha disse:

    “a cena do enterro onde a bandeira do BOPE é sobreposta à bandeira do Brasil é preocupante. Um facção se sobreponto a um país”.

    Preucupante nada, é ótima!

    Uma polícia bem preparada, ATENTA, LIMPA. Coisa que o BRASIL não é. Essa polícia é muito mais passível de orgulho do que o próprio país, com administradores corruptos, população acomodada, fraca de memória, cada vez mais materialista(até mesmo em relação ao que nem podem ter).

    Pra mim foi a melhor cena do filme, uma bandeira LIMPA como a do BOPE se sobrepondo a LAMA da bandeira brasileira que não faz nem mais sentido: Verde, não temos mais mata; Azul, não temos mais céu limpo; Amerelo, (ouro) que se ainda existir algum está na cueca de algum deputado; Estrelas, a população só conhece as da novela “das 8”; Ordem e Progresso?! Nunca teve ordem e o progresso nunca chegou.

    Em relação a bandeira do BOPE: Cor Preta, luto/morte aos corruptos e desonestos; Vermelho, perigo; Faca na Caveira, o que acontece com quem é desonesto(pra não citar outros adjetivos).

    Raphael Cunha

  2. Frederico disse:

    Que comentário reacionário. Da até vontade de apagar ele, mas vou deixar aqui como registro pra posteridade.

  3. PRISCILA disse:

    EU CONCORDO O BRASIL HOJE ESTA UMA MERDA. O QUE MAIS CONSEGUIMOS VER E A CORRUPÇÃO E O MASSACRE CONTRA A POPULAÇÃO QUE NÃO REAGE.MUITO MENOS LUTA A FAVOR DOS SEUS DIREITOS.REZO PARA QUE ISSO MUDE MAS ESTA DIFICIL.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: