Como você vê a expansão do Ensino Privado?

Frigotto: A escola privada só é boa em países onde a escola pública é boa. A rede pública define o nível de todo o sistema. Se ela for medíocre, não há motivos para o empresário privado oferecer um ensino que não seja igualmente medíocre, cujos custos sejam pequenos e os lucros, grandes. Há, portanto, uma correlação direta entre o desmonte da escola pública e o crescimento da indústria de escolas privadas altamente lucrativas. O mesmo ocorre na área da saúde.

O que a escola pode fazer, num contexto de amplo predomínio dos meios de comunicação de massa como veículos de difusão de idéias e valores?

Frigotto: Pasolini dizia profeticamente que a experiência fascista arranhara a Itália, mas que o monopólio da mídia arruinara a Itália. Isso se aplica ao Brasil no mais alto grau: o autoritarismo arranhou o Brasil, mas o monopólio da mídia nos arruína todos os dias. Foi patético ver o presidente da República se deslocar para inaugurar um estúdio de televisão e dizer: “Eu confio no Brasil, confio na Globo.” Esta e as demais redes de televisão têm operado sistematicamente para desfocar o país de seus problemas. No auge da crise econômica recente, no exato dia em que perdemos maior quantidade de reservas, o grande problema apresentado pela Globo, no programa “Você decide”, era se um professor deveria ou não dormir com uma aluna que lhe fizera esse convite. Monopolizar a atenção de milhões de pessoas com isso é um acinte.

Por coisas assim, Antônio Houaiss, que acaba de falecer, disse há pouco tempo num debate: “Não temos democracia no Brasil porque não temos escola básica de qualidade e os meios de comunicação não são democratizados.” A televisão, que hoje desempenha um papel essencialmente desagregador, tem que ser controlada pela sociedade. Não me venham falar de censura, pois, evidentemente, não é disso que se trata.

Retirado do livro “BRASIL: CRISE E DESTINO” da Editora Expressão Popular, publicado em 2000. Integra em PDF aqui.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: