O que é a Reforma Universitária e para quem ela serve?


A Reforma Universitária são um conjunto de medidas políticas neoliberais que visam regulamentar o ensino superior dentro de um paradigma mercadológico e globalizante. Sua função principal é atingir as metas econômicas estabelecidas pelo Banco Mundial e pelo FMI.

Dentro do ensino privado essas mudanças são operadas tendo como meta a expansão do mercado educacional, transformando a educação num produto final de prestação de serviço comercial. Nessa nova lógica as instituições são empresas capitalistas que competem dentro do mercado visando o lucro, oferecendo aos estudantes, agora consumidores, seus serviços. A qualidade do serviço é definido pelo preço pago no mercado dentro da lógica da competição e de resultado a curto prazo. Para mediar a qualidade do serviço privado é necessário criar um selo de qualidade (ENADE).

Dentro do ensino público as mudanças são operadas por debaixo dos panos, devido os impedimentos legais. São criadas as fundações, que operam na mesma lógica das instituições privadas oferecendo cursos pagos de qualidade duvidosa, mas com carimbo das prestigiadas universidades públicas. Outra forma de operar a privatização dentro do espaço público é por meio da parceria público-privada, as famigeradas PPPs ou ainda através da Lei de Inovação Tecnológica.

A educação, antes um direito fundamental gratuito e inalienável, agora se vê reduzido a uma prestação de serviço comercial, oferecida dentro do mercado aos consumidores. A finalidade não é mais o conhecimento, mas um certificado qualificando o (de)formado para competir no mercado de trabalho. Além do caráter comercial, se insere uma nova mentalidade competitiva, corporativista, instrumental, visando resultados e números, comportamento chamado pelos educadores de capitalismo universitário.

A Reforma Universitária não é uma palavra de ordem: vamos privatizar tudo! Muito menos o anteprojeto do MEC que leva o nome. Ela está em curso a quase 20 anos, é feita de forma sutil e tem seus interesses mascarados pela falsa promessa de aumentar o acesso ao ensino. É operada de forma fragmentada através de decretos, resoluções, medidas provisórias e emendas constitucionais que pouca a pouco vão retalhando a constituição federal.

Anexos

MANIFESTO/PROTESTO CONTRA A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Vídeo sobre a Reforma Universitária – Palestra

Reforma Da Educação Superior do Brasil: As propostas do atual governo e do ANDES – Sindicato Nacional em confronto

Com os Professores Lafaiete Neves, Roberto Lehrer, Sônia Guariza Miranda, Regina Maria Michelotto

Data: 25/10/05
Local: Teatro da Reitoria UFPR

Áudio da palestra: parte 1; parte 2; parte 3. Cada parte tem em média 40 minutos e 10 megas de arquivo mp3 com qualidade de rádio.

Vídeo para baixar: parte 1; parte 2; parte 3. Cada parte tem em média 400 megas e 40 minutos, qualidade de DVD.

Vídeo no Youtube, cada parte tem tem até 10 minutos e em média 40 megas, qualidade de TV. Pode ser baixado pelo site: http://vixy.net

Parte 01/19Parte 02/19Parte 03/19Parte 04/19

Parte 05/19

Parte 06/19Parte 07/19Parte 08/19Parte 09/19Parte 10/19Parte 11/19Parte 12/19Parte 13/19Parte 14/19Parte 15/19Parte 16/19Parte 17/19Parte 18/19Parte 19/19

OBS: Em breve eu postarei vídeos sobre a Reforma Trabalhista e Sindical.

Uma resposta para O que é a Reforma Universitária e para quem ela serve?

  1. apterix disse:

    colega, gostaria de saber onde baixar o link do video com qualidade de dvd.

    nao consegui baixar no site indicado.
    preciso dele para passar nas escolas.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: