Pra agitar na internet tem que se criar uma rede

Não adianta só fazer tem que saber divulgar, para isso tem que se ter contatos para se criar uma rede.

A publicação do vídeo com a entrevista com o Danilo do Infernal chegou a gerar um pico de 150 usuários no site PortaldoInferno.com.br. Uma quantia considerável para quem está começando a fazer agitações audiovisuais na rede, mas ainda muito irrisório para a totalidade de usuários.

O que deve parecer óbvio a qualquer um, mas ainda é uma grande dificuldade a criação de um espaço politizado dentro do meio virtual tão acostumado com a pornografia e banalidades. Até hoje não se conseguiu criar um instrumento realmente poderoso de mobilização dentro da rede, muito menos uma agência de notícias para contrapor as hegemonias postas, digo isso me referindo a televisão, já que mesmo os portais jornalísticos tradicionais tem ainda um alcance mínimo comparado a TV, Rádio e até mesmo aos jornais.

Talvez a assimilação da rede frente as tecnologias audiovisuais, bem como a assimilação do audiovisual frente a interatividade que a rede proporcionam não garantem um novo espaço comunicativo mais democrático, pois apesar de todo essas inovações tecnológicas a massa ainda não tomou para si a produção de conteúdo.

 

Aproveito para fazer as seguintes indicações:

Guerrillera – vídeo documentário sobre uma universitária que abandona sua vida burguesa para entrar na FARC-EP, outro ponto interessante é que o vídeo está sendo divulgado integralmente pela rede.

CDRA – Comitê de Defesa da Revolução Agrária, sim o comunismo a moda Prestes ainda está vivo.

Entrevista do Prestes – como pode um sujeito de mais de 90 anos a quase 20 anos atrás demonstrar o que estamos vivendo hoje. Segue uns trechos: “

Sidney Rezende — Mas, ao lado dessa falha que o senhor está detectando, a prática do Lula não está de acordo com a luta dos trabalhadores brasileiros?

Prestes — Os interesses econômicos imediatos dos trabalhadores ele conhece, mas não basta isso. Nós vivemos num regime capitalista. Um dirigente operário precisa conhecer a ciência do proletariado, porque senão é um cego dentro dessa sociedade. O capitalismo está sujeito a leis capitalistas. Esse é o mal do Lula. Ele não avançou nesse terreno da mudança de ideologia. É uma lástima. E o pior é que ele pensa que já é marxista, dificultando ainda mais o estudo.

Sidney Rezende — Mas a grande proposta comunista hoje no Brasil não seria encampada pelo PT, mas até do que pelos PCs?

Prestes — Não, absolutamente. O PT ainda está muito longe de ser um partido marxista revolucionário. Os outros dois, o PCB e o PC do B, não têm mais nada de comunistas. Eu me separei deles por isso, desde 79. Eles adotam uma orientação de que o Brasil é um país colonial, ou semicolonial, quando o Brasil é capitalista. A formação econômico-social dominante em nosso país é, desde o fim do século passado, capitalista. O lucro do capitalista, é o salário do trabalhador.”

(…)

Sidney Rezende — Qual a solução? Não pagar a dívida?

Prestes — É a única solução. Um governo que se preze, que se apóie no povo, pode perfeitamente dizer “não podemos pagar”, e está acabado. Não vai acontecer nada. Os burgueses que têm ligações com os monopólios não podem fazer isso porque sabem que então vão ter prejuízo, pois terão suas esmolas negadas. Um governo apoiado no povo pode tomar essa decisão. Hoje, o imperialismo, sozinho, não domina o mundo todo. Existem outras forças, mesmo capitalistas, que se interessam em manter boas relações comerciais com o Brasil, e que não permitirão ao imperialismo qualquer ato desesperado. E o Brasil não é São Domingos, não é um país que eles podem invadir sem conseqüência. Se invadirem, o povo brasileiro saberá responder. Durante a guerra, já se verificou que a peixeira do nordestino vale mais que um fuzil ou metralhadora do soldado americano.

 

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: